Como fazer seu filho cumprimentar os mais velhos quando chega em um local?


As regras da boa convivência devem ser ensinadas aos pequenos. E se não começarmos a ensinar nossos filhos desde pequenos, corremos o risco de criarmos uma série de indivíduos que só sabem viver sob as próprias regras – sem respeitar o espaço do outro.
Mais do que isso: mostrar a uma criança que um cumprimento faz um avô, ou um tio feliz (não estamos dizendo da pessoa que ela nunca viu na vida – essa, obviamente, nenhuma mãe faz questão de que o filho abrace), é ensinar duas coisas: a primeira – respeito; a segunda: empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e se identificar com suas emoções e sentimentos.
Acredito que, dessa forma, estamos criando filhos mais preparados para um mundo melhor para todos.
Aqui em casa venho sofrendo com o descaso da Isabela e do Lucas ao encontrar pessoas de nossa família ou de nossa convivência. 
Isabela diz que não gosta de dar beijo, principalmente se for alguém que ela não conhece (não basta a mãe conhecer!!!! Ela tem que conhecer) E Lucas está nos terrible four kkkk....nunca saiu dos terrible two..three... Parece que agora....está melhorando.
Mas eles não gostam de abraçar nem beijar estranhos, mesmo que sejam da família.
Li essa dica interessante, no blog mil dicas de mãe que tem surtido efeito por aqui – por isso quis compartilhá-la com vocês. Ao invés de falar que ela dê um abraço nos familiares, deixe que eles se comportem como sempre (ou seja, esquivando-se do cumprimento), sem fazer qualquer comentário. Alguns minutos depoisquando ninguém mais espera que eles agissem educadamente (ou seja, quando eles não estam mais chamando a atenção das pessoas com esse comportamento) chame de lado sem que os outros percebam e explique, de maneira simples e direta, que crianças educadas param para cumprimentar os mais velhos quando chegam a um determinado local (e que, se ele queria ser educada, deveria fazer exatamente isso). E mais: que as pessoas ficaram muito felizes com sua atitude.Você não gosta quando ganha um presente e fica feliz? O adulto também fica feliz quando ganha um abraço e um beijo.
O segredo parece ser não se estressar, falar com a pequeno separadamente e esperar um pouco para agir, para que o diálogo não vire mais um braço de força.

Comentários