Meu filho tem quase 3 anos e ainda acorda à noite pedindo mamadeira. Oque eu faço?

Trouxe esse caso recente de uma amiga para que várias mães que se encontram em situações parecidas possam ser ajudadas também. Espero que eu tenha escrito de forma clara. Tentei fazer de uma forma que vocês entendam o problema e como resolvê-lo...claro, à luz da querida Tracy. Eu não tenho a Melinda Blau ao meu lado para escrever para mim!

Estou escrevendo sobre o sono: ENSINANDO O BEBÊ A DORMIR! Aguardem o próximo post! Em breve...assim que eu arrumar um tempo entre o Lucas (2 meses) , Isabela (2 anos e 8 meses), a PHARMAC e a Organização de Festas(que não sai da minha cabeça) rsrsrsr O Felipe diz que quando termina uma festa eu já estou pensando em qual vai ser a próxima para eu organizar!

Relato de caso.

Meu filho tem quase 3 anos e ainda acorda a noite pedindo mamadeira. Oque eu faço?
Eu tenho uma bebê em casa de 5 meses, trabalho e preciso dormir à noite!

Parte I – 05/05/2011
Meu filho acorda de madrugada e pede mamadeira e depois quer que eu deite com ele para ele dormir, e eu dou a mamadeira!!! E deito com ele para ele dormir!!!

O que fazer?
Tirar a mamadeira da noite! É claro que ele não sente fome, nem precisa da mamadeira, ele precisa da mamãe que é o seu acessório!

Oque a mamãe fez: (06/05/2011)
-Fiz assim: não estou dando a mamadeira de madrugada quando ele pede... para ele acostumar a ficar sem e ter mais fome de dia mas eu ainda não consegui não deitar na cama dele!

Parte II – 11/05/2011
Ele fala: mamãe deita comigo só um pouquinho vou ficar tão feliz! Eu não resisto. Ele é muito esperto... quando ele não consegue alguma coisa ele fala que esta muito triste...  ele ate se põe de castigo.

O que fazer?
Uma criança de 2 anos entende perfeitamente tudo o que falamos com ela e neste caso ele está jogando com a mamãe que responde a tudo o que ele pede e como ela mesma diz: "Ela não resiste!"
Antes da mais nada, no dia em que estiver preparada e com vontade de enfrentar tudo isso explique exatamente para ele que você não irá mais se deitar na cama dele, explique que a mamãe e o papai tem a cama deles, que a irmãzinha tem a cama dela e que a mamãe vai dormir com o papai e que ele como a irmã vão dormir a noite toda cada um na sua cama.
Fale pra ele que de dia você deita um pouquinho com ele. E quando ele acordar de noite faça P.U/P.D com ele e evite contato visual, não fale nada (Você já explicou para ele antes e ele sabe que você não deitará com ele) Se ele se levantar da cama coloque o de volta. Fique lá em pé do lado da cama para dar confiança. E para conferir se ele vai dormir. Se ele não parar de se levantar. Sente no chão do quarto e espere que ele fique na cama, se ele se levantar, leve o de volta para a cama e faça quantas vezes for necessário. No primeiro dia você irá fazer muitas vezes, no segundo será mais fácil, até o dia que ele não vai mais acordar!
Ele sabe que manda na mamãe e a cada mês que passar ele ficará mais esperto e vai comandar sua vida.
A mamãe não tem que ser má pra ele, mas ele tem que entender que de noite é para dormir e que a mamãe manda nele e não o contrário. A criança faz parte de uma família e não a família faz parte da vida da criança. Eles tem que integrar à família e não comandar a família!
Primeiro seja Consciente do que vai fazer e Paciente – P.C. ,pois no dia que você disser não de verdade é melhor ir até o fim e ser constante porque vai dar vontade de chorar quando ele começar a chorar. Mas saiba que vai dar certo! Esteja confiante de que é o melhor para ele, e para toda a família.
Quando a criança ou o bebê está na rotina desde o início bastam apenas 3 dias pra consertar a paternidade acidental.
Mas se ele nunca esteve na rotina pode demorar uma, duas semanas...
Temos que ensinar eles a dormir pra eles estarem fortes e dispostos no outro dia.

Eu sempre digo à Isabela que ela tem que dormir para crescer! E ela adora! Quando acorda pergunta: Mamãe eu cresci? Olha o tamanho dessa menina! Morrendo de rir! E eu mais ainda!

Oque a mamãe fez: (26/05/2011

“CAROL FOI UM INFERNO FORAM 2 SEMANAS DE DUREZA”

Mas deu tudo certo!!!!

RELATO:
Primeiro a gente parou de dar a mamadeira mas continuava deitando, depois fiz o que você falou, paramos de deitar mas ele chorava e a gente ficava em pé do lado da cama falando: filho, não é hora de gagau nem de trocar fralda nem de água nem de deitar junto, boa noite a gente te ama fecha o olhinho e dorme.
Tem 3 noites que ele dorme a noite toda! ufaaaaaaaaaaaaaaa
A gente nem contou pra ninguém pq a gente ainda não acredita, tomara que continue.
Quando a gente acorda a gente se pergunta: quantas vezes vc foi lá? Nenhuma.
Hoje mesmo ele foi à minha cama falar que já estava vendo o sol pela janela do banheiro!
6 horas em ponto ele acorda, vai ao nosso quarto e fala: dormi a noite toda agora quero gagau! ( Olha só como são espertos! Ele entendeu tudinho, sem nenhum trauma. Ele sabe que a mamãe está lá e que ele vai tomar o Nescau dele na hora certa!)
E o pior é que nem dá pra reclamar dele acordar 6 horas pq já é um alivio dormir até as 6
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DICAS
-E se ele voltar a acordar?
Se ele voltar a acordar outra vez, não saia correndo espere OUVINDO se ele volta a dormir. Se ele chamar/chorar você vai e faz shhhh na porta do quarto
-E se ele for pro nosso quarto?
Leva ele de volta pela mão e coloca ele na cama dele, sem interação, sem falar nada.
Em hipótese alguma você pode dar nada pra ele à noite que ele pedir senão volta tudo de novo!
-Porque eles fazem isso?
1º acostumou 2º quer te testar 3º eles sempre querem a gente
A Isabela me disse esses dias
“Mamãe, você sabia que quando uma criança chora é pq ela quer a mamãe?” kkkkkkk

PARTE III- 26/05/2011
Até hoje damos a mamada dos sonhos pra ele... 23 horas, mas é a única coisa que ainda damos, tiramos as duas mamadeiras da madrugada e deixamos só ela.
Você acha que tem problema?
O que fazer?
 Ele definitivamente não precisa mais da mamada dos sonhos. Se ele quer este dengo de calorias desnecessárias dê na hora que ele for dormir, faça disso um ritual, (A Isabela já sabe que a hora da "tchuca", é hora de dormir, toma no COPINHO antivazamento, escova os dentes, faz xixi, cocô e cama!)
Não faça isso no quarto porque ele vai querer tomar e dormir! Sem escovar os dentes!!!! Ninguém merece criança com cárie!!!! Vai ser pior levá-lo para uma obturação eu garanto!
Chame ele fora do quarto, na sala, num cantinho só para isso, conte uma história pra ele enquanto ele toma e crie essa rotina, com luzes semi-apagadas e uma musiquinha se quiser!
Lembre-se que você pode querer sair e não estar em casa as 23hs ou querer dormir mais cedo e você está criando uma dependência desnecessária que você criou. A mamada dos sonhos da Tracy é para bebês!


PARABÉNS AMIGA! Estou orgulhosa de você! E obrigada por deixar eu postar aqui no Blog!

Comentários

  1. Carol você é a tracy do Brasil.
    Você devia fazer a mesma coisa que ela! Você ia ficar milionaria!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Amei o post.
    Ler esse relato me dá mais ânimo para tentar fazer o Gustavo (1 ano e 6 meses) dormir a noite toda. O problema dele nem é pedir leite à noite, mas querer a nossa companhia (cansaço de tantas noites sem dormir nos faz ceder). Espero ter forças para seguir em frente com o plano.
    Grande abraço e obrigada por compartilhar esse relato conosco.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, adorei saber a parte mais teorica da coisa.
    Graças a Deus (e à minha disciplina) minhas meninas dormem a noite toda desde uns 8-9 meses e só acordam qdo estão doentes ou se sentirem alguma coisa mesmo. A Ágata chega a dormir 12 horas direto... uma tranquilidade qdo quero fazer algum trabalho em casa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá meu filho de 3 anos acorda de noite . Dorme rápido mas reclama qdo sente que saímos do quarto. Dormimos na cama com ele. Meu marido ouve o choro e vai eu tento esperar. Queria q ele dormisse a noite toda. O que fazemos?

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa é diferente mas igual. A Sofia sempre dormiu a noite toda, mas de uns dias para cá aparece no nossk quarto pedindo para mamar. A levamos para cama dela, mas 5/10 min depois ela volta pedindo mama. Damos a mamadeira e ela volta a dormir. Não sei se é fome ou medo de alguma coisa... ideias!?

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa é diferente mas igual. A Sofia sempre dormiu a noite toda, mas de uns dias para cá aparece no nossk quarto pedindo para mamar. A levamos para cama dela, mas 5/10 min depois ela volta pedindo mama. Damos a mamadeira e ela volta a dormir. Não sei se é fome ou medo de alguma coisa... ideias!?

    ResponderExcluir
  7. Estou no mesmo dilema! Pietro tem 2 anos e meio e raramente dorme a noite toda, a não ser que esteja acompanhado. Tengo que ficar no quanrto con ele até dormir. Geralmente levanta de madrugada e pede mamadeira. As vezes levo de volta pra cama e consigo enrolar e fazê-lo dormir sem a mamadeira, mas tem vezes que ele chora até eu dar! Outra coisa: ele mama antes de dormir e odeia escovar os dentes, é outra luta. Deixo ele mamar e dormir, pois se levá-lo pra escovar os dentes e ele fizer aquele show habitual, vai ser difícil dormir sem o consolo da mamadeira novamente. Estou sem saber o que fazer! :(

    ResponderExcluir
  8. Estou no mesmo dilema! Pietro tem 2 anos e meio e raramente dorme a noite toda, a não ser que esteja acompanhado. Tengo que ficar no quanrto con ele até dormir. Geralmente levanta de madrugada e pede mamadeira. As vezes levo de volta pra cama e consigo enrolar e fazê-lo dormir sem a mamadeira, mas tem vezes que ele chora até eu dar! Outra coisa: ele mama antes de dormir e odeia escovar os dentes, é outra luta. Deixo ele mamar e dormir, pois se levá-lo pra escovar os dentes e ele fizer aquele show habitual, vai ser difícil dormir sem o consolo da mamadeira novamente. Estou sem saber o que fazer! :(

    ResponderExcluir
  9. Eu estou procurando ajuda, meu filho deixou de mamar faz 14 dias é meu marido quer que eu dê mamadeira durante a madrugada, o Noah ( 1 ano e 10 meses)não aceita, o pai segura a força pra eu dar e ele acaba vomitando...já fui na pediatra e ela disse que não tem necessidade essa mamadeira da madrugada, mas o homem não entende...o que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 3 anos e 3 meses, e nunca dormiu uma noite inteira.Sempre acordou 1 a 2 vezes para mamar e sempre dei.De uns tempos pra cá ele anda acordando de 4 a 6 vezes. A situação está insustentável.Acordo mto cedo no outro dia e não paro um minuto.Essa foi a primeira noite que não dei a mamadeira, ele ficou das 2 as 4 da manhã pedindo e chorando. Eu fiquei conversando, explicando e cantando.Lendo o post vejo que esse é o caminho.Espero ter forças para me manter firme, pois estou a ponto de loucura com essa situação!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Estou maravilhada com tudo o que você escreveu. Estou realmente achando que posso conseguir alguma coisa aqui em casa rs. Mas minha história está um pouco mais complicada...pode me ajudar? Dormi por dois anos com meu filho na minha cama pq ele ficava muito doente. Era pelo menos três antibióticos por mês (sem contar as convulsões febris que ele tinha inclusive nas madrugadas), por isso resolvi ficar perto dele para acudi-lo o mais rápido que eu podia. Ele fez cirurgia para retirar adenoide, amídalas e colocar tubo de ventilação no ouvido e hoje, depois de quase 3 meses da cirurgia, ele está uma criança ótima e eu me sinto segura em deixá-lo domir sozinho no quarto dele. Mas o vício da cama minha cama já aconteceu. Desde que eu desmamei ele, aos 1ano e 6 meses, ele substituiu todas as mamadas por suco... ele detesta qualquer tipo de leite. E ele trocou as mamadas da madrugada por sucos. Ele acorda todas as noites de duas a três vezes para tomar o bendito suco. Eu não aguento mais!! Estou tentando colocar ele no quarto dele, mas não consigo de jeito nenhum! Quero tirar o suco dele da madrugada porque sei que já é vício, mas é um chororô que eu acabo cedendo por conta do cansaço que eu estou. E ainda preciso acordar todos os dias as 6 para trabalhar! E para piorar tudo, estou grávida de 4 meses e não vejo luz no fim do túnel para o meu problema. Você pode me dar alguma dica?? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Acho que estou pronta para tentar!
    Por causa do cansaço do pai até hoje eu cedo as mamadas noturnas do Davi (2 anos e 8 meses), mas quero retirar as mamadas noturnas antes do desfralde, então é agora ou nunca! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário