Baba, Creche ou Escola?

Uma criança antes de 3 anos não tem necessidade de ir a escola ao menos que os pais queiram. É claro que elas gostam tmabém. Mas não é necessário. Se sua babá é de confiança, você está gostando dela cuidando do seu bebê, fique tranquila e continue nesse ritmo. O que vc tem que observar sempre independente da escola é se seu filho está feliz, isso sim é muito importante e nós mães conseguimos captar a mensagem quando algo não está bem.
Quanto ao pagamento isso é uma outra questão, realmente não só nas creches, mas também nas escolas particulares o salário dos professores é muito baixo. Normalmente quem é formado recebe o piso e no caso de crecheiras e berçaristas um salário mínimo ou um pouco mais. A escola pública está em vantagem no quesito salário dos professores mas não é garantia de qualidade no nosso país, infelizmente! Mas a verdade é que professor de rede pública ganha pelo menos o dobro que o da rede particular.
A escolha entre babá e creche deve ser pautada na expectativa da familia e não com preocupação de socialização e desenvolvimento da criança. Claro que se a babá deixa a criança o dia inteiro na frente da TV a criança acaba se desenvolvendo menos e isso é importante você ficar de olho.
A babá precisa deixar a criança explorar o ambiente, fazer um passeio, usar brinquedos educativos, cantar, dançar, tomar um solzinho...etc. O importante para uma criança de 0-2 anos é principalmente explorar o ambiente, ter contato com a natureza de alguma forma, com livros (nesse caso vc mesma pode contar histórias) e ter bastante atenção e cuidados. Isso uma boa babá pode fazer. Mas cada caso é um caso! Vai depender da confiança na babá, na escola, na creche. Tem que pesquisar muito e conhecer bem o lugar aonde você pretende deixar o seu filho.

Texto escrito por Mariana Faria, Pedagoga , Formada na Universidade de Brasília.

Comentários

  1. Carol,
    Indiquei seu blog pra ganhar um selinho!!!
    Só passar lá no blog pra pegar o seu!!!
    Beijos,


    www.omelhordomundoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eita eu nem tinha visto meu texto aqui rsrsr Adorei! heheh aliás seu blog está maravilhoso, estou amando! Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Pois é Mari, eu que adorei ter você aqui no Blog. Obrigada bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou num grande dilema! Tenho uma babá que cuidas das meninas (tenho gêmeas de 1 ano e 8 meses) e agora que começaram a andar. Pretendo coloca-las na escolinha ano que vem, pois apesar da babá ser um amor, cuidar muito bem das meninas não estimula tanto na fala, na motricidade... acabam ficando muito dentro de casa. Esse texto da mari ficou ótimo e abriu minha cabeça!! Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário