Treinamento no Uso do Vaso Sanitario

            Exite um único momento que elogiar excessivamente é permitido! *
Quando resolver tirar a fralda do seu filho, o que pode ocorrer a partir dos 9 meses segundo a Tracy, dependendo dos sinais do seu filho. Quando resolver fazer isso faça pra valer! Saiba que não será fácil e você precisará de um tempo extra para seu filho nesse momento tão importante. Livro Rosa página 355
Eu tirei a fralda da Isabela com 2 anos, uma semana após seu aniversário.

Plano
E.E.A.S.Y (comer, eliminar, atividade, dormir, você) para crianças de 16 a 23 meses quando há cooperação. De 2 a 3 anos existe a luta pelo poder e será mais difícil. Eu iniciei com 24 meses e em 1 mês a Isabela já estava treinada.
Início :
  • sente a criança no vaso (pinico ou redutor) assim que ela acordar e faça disso um ritual matinal. Mesmo que ela não faça nada, após a ida tem que lavar as mãos.
Diga: é hora de ir ao banheiro! Nunca pergunte: Você quer ir ao banheiro? Pois a resposta será: Não! Claro.
Deixe a criança sentada por no máximo 5 minutos. Você pode se sentar ou se agachar no banheiro, contar uma história, ler um livro, cantar. Se a criança fizer xixi diga: Veja você está fazendo igual a mamãe/papai e está no banheiro. E ELOGIE EXAGERADAMENTE!* e diga Bom trabalho! Se não urinar, diga: Tudo bem, na próxima vez você consegue! Depois coloque a calcinha/cueca. (Leve seu filho pra comprar as calcinhas/cuecas e faça disso um evento)
É claro que as saídas na rua requerem uma atenção especial e acidentes extras quando a criança está envolvida com alguma atividade e acha que pode agüentar por muito tempo e acaba fazendo xixi na roupa, mas NUNCA a faça se sentir constrangida, diga: Ops foi um acidente, aonde devemos fazer xixi? No banheiro, mas dá próxima vez você consegue. Converse sempre com seu filho na altura dele! Isso é muito importante.
  • 30 minutos depois de cada refeição coloque a criança no vaso sem perguntar se ela quer ir!
  • No começo o sucesso ocorre acidentalmente. Se a criança resistir espere duas semanas e tente novamente.
  • Se tiver algum acidente, se abaixe e diga na altura dela: Tudo bem, na próxima vez você consegue!
Hoje, a Isabela tem 2 anos e 8 meses e vai sozinha ao banheiro e fala, “mamãe espera aí que eu vou sozinha”, vai ao banheiro, se limpa, dá a descarga e fica toda feliz com sua independência.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
  1. Não comece se um evento importante está prestes a acontecer: como um novo bebê, o ingresso na creche, uma viagem, a festa de aniversário etc
  2. Não seja muito rígida consigo mesma, nada é tão fácil como parece quando lemos nos livros.
  3. Não estabeleça um prazo para o treinamento.
  4. Não diga a ninguém que você está treinando a criança, isso vai trazer mais ansiedade para você e para a criança, pois vocês serão questionadas na rua sobre isso. Espere até o processo terminar para contar a vitória do seu filho.

Comentários

  1. Gostei das dicas, pretendo iniciar o desfralde de Nati em breve e achei muito legal isso de não perguntar.eu sempre pergunto e ela sempre diz q não! kkk amanhã vou mudar o discurso kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pois é, às vezes abordamos de forma errada e nem nos damos conta! Eu também perguntava se Isabela queria ir ao banheiro; até ler com detalhes no livro Rosa! Tracy dá ótimas dicas. É claro que a resposta vai ser não. Agora pergunta: Isabela quer uma jujuba? rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário