PRIMEIRO MES DE VIDA





           
No primeiro mês de vida o bebê precisa de aconchego e amor e não se deve exigir muito dele, até porque ele vai praticamente dormir o dia todo.
            E além disso a mamãe que esperou por tanto tempo por esse momento mágico estará muito muito cansada e com os mamilos bem doloridos.
            A frase mais interessante que já li a respeito dessa nova fase é a seguinte:
“Não fique em pé se puder se sentar, não fique sentada se puder se deitar e não fique deitada se puder dormir” E é a maior verdade, tem gente que gosta de receber visitas no primeiro mês, eu sou uma dessas, há quem não goste para poder descansar. E de fato você precisará descansar.
            Por mais que na gravidez já fiquemos acostumadas a nos levantar várias vezes para fazer xixi, é muito cansativo acordar à noite para cuidar do seu lindo bebê, seja para alimentar, seja para trocar a fralda ou por causa das terríveis cólicas que perduram até os 3 meses de vida. E o querido papai tem que trabalhar no dia seguinte, logo a maior parte do trabalho fica pra mamãezona!
DICAS DE AMAMENTAÇÃO
 (OS PRIMEIROS QUATRO DIAS PAG 121 LIVRO AZUL)



FREQUENCIA
SEIO ESQUERDO
SEIO DIREITO
PRIMEIRO DIA:
alimentar o dia todo, sempre que o bebê quiser
5 minutos
5 minutos
SEGUNDO DIA:
Alimentar a cada 2 horas
10 minutos
10 minutos
TERCEIRO DIA:
Alimentar a cada 2,5horas
15 minutos
15 minutos
QUARTO DIA ATÉ COMPLETAR 4 MESES:
Alimentar 40 minutos no máximo, a cada 2,5 ou 3 horas mudando o seio a cada mamada
Começar alimentar com apenas um dos seios, sempre revezando e dentro da rotina E.A.S.Y

4 MESES
Alimentar 40 minutos no máximo, a cada 4 horas mudando o seio a cada mamada
Manter a rotina E.A.S.Y e iniciar alimentos sólidos conforme orientação médica.


  • Não se esqueça de comprar a pomada de lanolina (Lansinoh, importada ou a Lanidrat 30g da Mantecorp/Schering, vendida na Pharmac 3364-3640 por R$38,50
Comece a passar a pomada no bico do seio todos os dias a partir do 7º mês de gestação para hidratar o bico do seio. Pode tomar o banho de sol ou com lâmpada já com a pomada! E compre a concha de amamentação da NUK R$ 42,50 tem na Pharmac ou a da Chicco (que é mais cara, vendida na loja da Chicco) Eu indico a que tem furinhos, pois caso seu bico venha a rachar (reze para que isso não aconteça) ela ventila e facilita a cicatrização. E quem quiser doar o leite que ficará nela também poderá doar, basta você esterilizar as conchas com vapor quente antes das mamadas!Use a concha também a partir do 7º mês de gestação, 30 minutos ao dia para formar o bico do seio.
  
ROTINA E.A.S.Y
E- mamar A- atividade S- dormir Y tempo livre para você (ou muitas vezes indo no berço induzindo o sono novamente hehehe principalmente quando acordam com gases ou cólicas)

  • Eu aconselho desde o primeiro dia de vida, você colocar seu bebê para dormir sozinho, COMECE COMO QUER TERMINAR! Ele não precisa ser embalado para dormir, basta você ensinar ele desde cedo que ele pode deitar e dormir sozinho! Enrole-o sempre antes dormir!(Página 191 LIVRO ROSA) Aproveite após as mamadas para ficar com seu bebê no colo! E não deixe que ele durma após mamar, mantenha-o acordado nem que seja por alguns minutos nos primeiros dias, ele não deve se acostumar a mamar e dormir. Com o passar dos dias, cada vez mais ele ficará acordado para a etapa A (atividade). Não exija muito dele no primeiro mês! Tente apenas que ele Mame, Brinque (fique um pouquinho acordado) e Durma novamente! Só isso já vai te garantir mais horas de sono à noite.

Neste primeiro mês o Lucas já dormiu 7 horas seguidas sem acordar! Mas claro que muitas vezes ele acorda às 3hs e depois às 6hs!Por isso durma cedo, para não ficar muito cansada!

  • É muito importante aprender os sinais de fadiga do bebê e saber a hora certa de colocar para dormir Quando ele bocejar a primeira vez, já vá preparando ele para dormir, leve-o para o quarto para fazer o ritual de diminuição de energia e no segundo bocejo o coloque no berço, você verá como ele adormece facilmente. (Página 188-189 livro rosa)

E.A.S.Y DO “1º DIA” ATÉ O TERCEIRO MÊS

E 07:00 (Acordar e Mamar)
A 07:30 (trocar fralda, passear pela casa, tomar o sol da manhã)
S 08:30 (soneca de 1h30min)
YOU

E 10:00
A 10:30 (Banho, Fralda)
S 11:30 (soneca de 1h30min)
YOU

E 13:00
A 13:30 (Fralda, passeio pela casa)
S 14:30 (soneca de 1h30min)
YOU

E 16:00
A 16:30
S 17:00 (soneca de 40min /1h) para preparar o bebê para a próxima mamada e o banho
YOU

E 19:00 (refeição robusta às 19h e às 21h se estiver passando pelo impulso do crescimento)
A 19:30 Banho relaxante (sem sabonete no Tummy Tub)
S  20:00 Hora de Dormir
YOU
E 22:00 ou 23:00 Refeição dos sonhos

  • Se o seu bebê não dorme o suficiente, utilize o método de silenciar shh shh shh shh e dar tapinhas nas costas, não nine ele até ele dormir (você vai se arrepender quando ele tiver 9kgs ou mais)


Se você mantiver a ROTINA, Eis o que deve esperar
1 semana
Dia: Mamar a cada 3 hs; 1h30 de sono a cada 3horas
Noite: Refeição robusta às 17hs e 19hs Refeição dos Sonhos:23hs
Despertar: 4h30 ou 5 da manhã
1 mês
Dia: Mamar a cada 3hs; 1h30 de sono a cada 3horas
Noite: Refeição robusta às 17hs e 19hs Refeição dos Sonhos:23hs
Despertar: 5 ou 6 da manhã
4 meses
Dia: Mamar a cada 4hs; 3 sonecas de 1h30 a 2h cada mais 45 minutos de soneca rápida no final da tarde
Noite: Refeição robusta às 19hs Refeição dos Sonhos:23hs
Despertar: 7 da manhã


Se a rotina não estiver dando certo pode ser um caso de Paternidade Acidental, quando você recorre à solução mais conveniente, um reparo rápido porque não tem paciência para implementar uma solução a longo prazo. Página 194/195 LIVRO ROSA

  • Mas não se desespere, seu bebê tem só 1 mês. Espere-o fazer 2 meses ou ter 5 kgs pois a partir daí você terá certeza de que ele não precisa mamar no meio da noite, claro, se ele for alimentado o suficiente durante o dia e se tiver tomado a mamada dos sonhos e estiver saudável!
  • Os bebês com muitas cólicas/gases não dormem direito e a rotina fica mais complicada. Eu repito: Tente apenas que ele Mame, Brinque (fique um pouquinho acordado) e Durma novamente! Assim será mais fácil implementar a rotina quando as cólicas/gases acabarem. O ideal é implementar até os 3 meses. Depois disso o bebê cria vícios que são bem mais difíceis de tirar.
Com um mês o bebê começa a sorrir, o chamado sorriso social! É tão gostoso quando o bebê sorri e começa a interagir com a gente, quando fica namorando a gente quando está mamando e quando faz aqueles barulhinhos gostosos!
O primeiro mês é muito difícil, mas muito recompensador porque vemos ele crescer, engordar, descobrir suas mãozinhas e enxergar o mundo! São pequenas coisinhas que nos fazem ficar apaixonadas. A cada dia que passa eles ficam mais tempo acordados!
O Lucas até se vira sozinho no berço com menos de 1 mês! Mas também, ele nasceu com “quase 2 meses”, com 4220g!

Comentários

  1. Mais uma vez, adorei o post. Super completo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    adorei o post e tenho certeza que vários outros irão me ajudar quando o meu Felipe nascer. Posso pedir mais uma dica? Como deve ser a alimentação de uma mãe que está amamentando? Vc teve restrições?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulinha, fiz esse post sobre cólica. Tem um vídeo ótimo de um médico de São Paulo. Sugiro você ver, é bem esclarecedor. Sua alimentação enquanto amamenta deve ser a mais nutritiva possível, sem dieta, mas sem exageros. Coma muitas frutas, legumes e se alimente bem, de 3 em 3 horas. Nesse post cito os alimentos que são comprovados cientificamente que causam gases mas cada bebê pode ser sensível a alimentos diferentes. Ao ingerir algo diferente preste atenção se ele vai ficar mais irritado, se não ficar é porque não é sensível.

    http://maeencantada.blogspot.com/2011/03/alimentos-que-dao-colica-no-bebe-para.html

    ResponderExcluir
  4. Que post bom. Acredito que é dificil colocar tudo isso em prática. Mas vale a pena. Cada bebe é unico e nem sempre o que serve para um serve para o outro. Mas o importante é tentar sempre e desistir quando achar que chegou no limite!!!
    Parabens pelo blog, muito bom.
    abs
    Grice

    ResponderExcluir
  5. Realmente é difícil mas é um difícil que vale a pena porque depois tudo fica mais fácil!
    Eu estou no segundo filho e agradeço às tecnicas da Tracy por ter o YOU o tempo para você por ter ensinado meus filhos a dormir sozinhos! bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, td bem??
    Ganhei nenem agora, e amei o seu blog!
    Pena que vc nao esta escrevendo com tanta frequencia, mas bem que podia voltar, ne??
    Uma duvivida: na rotina seria realmente 2 banhos por dia??
    Bjinhos...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Tenho uma duvida.. Se eu trocar a fralda ou der banho depois de mamar, meu bebe de 40 dias nao vai gorfar??? Eu sempre troco a fralda ou banho, dou de mamar, deixo ele um pouco acordado e coloco no berço.. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Ana Burle, realmente a correria está grande, mas pelo meu amor ao blog e às dicas de maternidade, não vou abandonar o blog não! rsrsrsr

    A rotina de Banhos varia com o local, clima e com a pele do Bebê! Aqui em casa eles morrem de calor, e precisariam de 2 banhos por dia, mas tem dermatite atópica e o que não se pode fazer é dar dois banhos por dia, segundo a médica, quase nenhum kkkkk Mas o banho é uma atividade, é relaxante, e é muito gostoso. (para eles não é?) A gente cansa né? 2???? kkkkk

    Agora, quanto a troca de fraldas e banho são uma atividade como disse acima e sim devem ser feitos depois de mamar, se seu bebê golfa muito, espere mais uns minutinhos e tente fazê-lo arrotar mais vezes. Mas se você o acostumar a brincar depois comer e dormir pode criar o hábito de ter que mamar para dormir, o que no futuro vai te trazer muitos problemas. Um vício difícil de ser retirado. E agora seu bebê está na metade dos 3 meses, quando a rotina deve ser instaurada propriamente dita, pois até os 3 meses não tem problema variar a rotina, mas depois dos 3 meses eles já ficam muito espertos e manhosos por qualquer coisa. Logo se você começar agora será mais fácil para você e para ele!!!!

    Bjosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário